Dia Mundial do Teatro e do Circo dia da poesia 2014

Construção de Valores (SOE)

O nosso Serviço de Orientação Educacional (SOE) é um espaço de acolhimento formado por profissionais que buscam mediar as relações entre alunos, professores, família e profissionais que acompanham as crianças dentro e fora da Lua Nova. O trabalho desenvolvido pelo SOE busca lançar um olhar mais abrangente, que ultrapasse as relações do contexto escolar para discutir e colaborar com o planejamento do tempo, do espaço e da rotina dos grupos, intervindo quando necessário.

O SOE atua em diversas frentes para garantir o acompanhamento da criança, profissionais e cuidadores do seu entorno, entre elas:

Formação moral das crianças

O SOE procura colaborar com a formação moral da criança, com a consciência de que ética não se ensina, se transmite. Esta formação faz parte do cotidiano do aluno desde a Educação Infantil, pois a partir da mediação de situações como disputas, conflitos, escolhas, entre outras é possível colaborar com a construção de valores que ajudarão a formar o sujeito a inseri-lo socialmente de forma mais humanizada e reflexiva. A partir do Ensino Fundamental este espaço de acolhimento agrega ao trabalho a discussão sobre as virtudes: respeito mútuo, diálogo, justiça e solidariedade.

Formação dos profissionais

O SOE cuida da formação de estagiários e monitores que atuam na Lua Nova. Para os estagiários, desenvolve atividades e realiza encontros semanais onde se discute os princípios que norteiam o projeto pedagógico e favorecem a compreensão da intervenção cotidiana com o aluno.

Em relação aos monitores, os encontros e discussões têm o foco na mediação do processo de aprendizagem e inserção da criança com necessidades especiais em seu grupo.

Saindo da escola - e agora?

Os vínculos estabelecidos com o SOE não se esgotam com o fim do ciclo escolar na Lua Nova. Os laços permanecem através do acompanhamento da criança ao se encaminharem para outra instituição de ensino.  Esta dinâmica possibilita uma avaliação contínua do desempenho do aluno em outros contextos educacionais, em especial na escola regular. O que colabora para uma inserção qualificada da criança nesta nova realidade e nos dá a oportunidade de rever constantemente a nossa prática.

Ao longo dos anos este espaço de diálogo com outras instituições tem sido ampliado e laços têm sido estreitados, o que permite um acompanhamento cada vez mais próximo e a criação de parcerias que possibilitam uma evolução nos currículos de forma a acolher a singularidade da criança com mais pertinência.