Buscar
  • Escola Lua Nova

Apresentação do Criança daqui, dali e acolá

Os pais e familiares das crianças do segundo ano, matutino e vespertino, foram contagiados pela alegria que marcou o encerramento do Projeto Criança daqui, dali e acolá. O animado evento aconteceu no dia 28 (agosto), na Lua Nova, entre às 19 e 20 h. Os alunos dividiram com a comunidade escolar as descobertas que fizeram ao longo desse trabalho - curiosidades e brincadeiras descobertas a partir de pesquisas sobre a infância em diferentes épocas e de diversas partes do mundo. Além disso, falaram sobre os direitos e os costumes das crianças estrangeiras.


O projeto possibilita a abordagem de diferentes áreas do conhecimento, como geografia, história, língua portuguesa, conhecimentos gerais, entre outras. Além disso, dá a oportunidade aos alunos de saberem como as crianças de outros países vivem, por meio, por exemplo, de seus comportamentos em relação à escola, suas brincadeiras, brinquedos, alimentação, entre outros aspectos.

Um dos destaques do projeto este ano foi a produção de um almanaque com fotografias, desenhos, comentários e outras formas de expressão encontrados pelas crianças para apresentarem o resultado do trabalho.

Participação

A apresentação ressaltou bem uma das característica da Lua Nova, que é optar por uma participação ativa das crianças durante todo o processo e pelo compartilhar com a Comunidade Lua Nova (familiares e amigos) os conteúdos apreendidos por elas. Outra característica da escola foi marcante na apresentação; tudo realizado com muita simplicidade e alegria, o que contagiou aos pais, que se envolveram na cantoria e no clima brincante das crianças .

A participação ativa das crianças se deu de maneira diversificada nas diferentes etapas do projeto. O figurino, por exemplo, foi elaborado e produzido por elas; levaram camisas brancas nas quais pintaram a bandeira de um país de sua escolha. As canções apresentadas foram também escolhidas por elas, durante as aulas de música. As brincadeiras foram descobertas das pesquisas na escola e em casa com os familiares, e foi brincando que elas socializaram todo este conhecimento.

Elas expuseram, por exemplo, quais são as sobremesas das crianças argentinas e o conhecimento de que aquele país é famoso pela qualidade do seu churrasco. Que a Espanha atualmente vive uma crise que faz com que muitas crianças vão à escola nas férias para se alimentar.

Apresentaram ainda como se dá a relação das crianças com a escola em muitos outros países e recitaram o poema Os direitos das crianças, segundo Ruth Rocha. Foi um momento de diversão e aprendizado que demonstra a importância da ludicidade no desenvolvimento e na formação das crianças da Lua Nova.

Toda a pesquisa e produção feita pelas crianças para o projeto pode ser conferido no Almanaque Um Giro pelo Mundo, Crianças daqui, dali e acolá!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo