Buscar
  • Escola Lua Nova

Artista baiano inspira obra de crianças da Lua Nova

A arte colocada a serviço das ciências biológicas, geografia, história, língua portuguesa e matemática. Esta é a proposta do projeto Asas para Voar desenvolvido com as turmas do 1° ano ao longo do primeiro semestre. Em agosto, as obras das crianças coloriram a Lua Nova durante evento de encerramento do projeto e, em especial, o mural (ao lado) produzido a partir de uma tapeçaria do renomado artista baiano - Genaro de Carvalho.

As crianças foram apresentadas ao artista, que iniciou sua carreira como pintor, mas escreveu sua história nas artes de tal forma que hoje é considerado o pioneiro da tapeçaria moderna no Brasil. Genaro viveu na primeira metade do século passado e é responsável por organizar o primeiro ateliê de tapeçaria do país, ensinando bordadeiras a transformarem seus cartões a óleo em peças de tecido.


Genaro, além de uma importante referência da arte baiana, encaixou-se na proposta do projeto devido às temáticas do seu trabalho: árvores, flores e, principalmente, pássaros. Asas para Voar é, sobretudo, um projeto ecológico que estimula a reflexão sobre os atos pessoais e incentiva uma avaliação de suas consequências na natureza. E assim as crianças se perguntaram sobre o comportamento das aves, mas também investigaram como conviver com elas, sem a necessidade de gaiolas.


Este ano a cultura nordestina foi o centro das inspirações para a produção das obras que ajudaram a construir, no imaginário das crianças, o cenário de uma cultura que faz parte de suas origens. Recitaram poesias, conheceram e cantaram a obra de Luiz Gonzaga e descobriram o carcará – “um bicho que avoa que nem avião. É um pássaro malvado. Tem o bico volteado que nem gavião”, poetizado na música de Chico Buarque, que passou a fazer parte do repertório da meninada.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo