Buscar
  • Escola Lua Nova

Nelson Mandela? Quem é?

Aos seis anos Mandela pode parecer algo distante, um personagem. Mas no finalzinho do ano letivo de 2013, logo após a passagem do líder sul-africano (5 de dezembro), o 1° ano da Lua Nova encarou o desafio de descortinar a vida deste personagem histórico e representá-lo após um bom bate papo e algumas pesquisas sobre um dos homens mais importantes para a humanidade nos últimos anos. Ao longo do processo, até a elaboração do retrato de Mandela, as crianças descobriram que o seu maior feito foi conseguir fazer com que uma nação, a África do Sul, com milhões de pessoas, colocasse em prática o perdão para alcançar a paz entre duas raças que costumam ser inimigas: os brancos e os negros.


Neste caso, a vítima do racismo foi o povo negro, o povo de Mandela. Eles viviam sozinhos em um belo país até que um dia foi invadido por brancos vindos da Europa. Os negros foram expulsos das cidades e tratados como animais. Muitos foram mortos. Muitas crianças foram separadas de suas mães.


Nelson Mandela nasceu pobre, numa tribo. Aprendeu a ler e deixou a tribo para estudar e se transformar em um advogado que tentava livrar seu povo negro da ignorância dos brancos. Ele foi preso, por isso e ficou numa cadeia por 27 anos, onde foi obrigado a quebrar pedras, diariamente, com um grande martelo.


Durante a prisão, ele se correspondia, através de cartas, com outras pessoas e assim continuou tentando libertar seu povo. Outros países ficaram sabendo de sua estória. Ele ficou famoso e se transformou em símbolo de luta contra o apartheid, uma ideia que os brancos implantaram na África do Sul e que proibia os negros de viverem livremente em sua própria nação.


Os brancos da África do Sul começaram a ser obrigados, por outros países, a mudar o sistema que discriminava os negros. Mandela foi solto e foi realizada a primeira eleição livre do país. Mandela foi eleito e obteve o poder de se vingar daqueles que maltrataram seu povo por muitos anos. Mas ele entendeu que o melhor para o seu povo era viver em paz e ensinou ao povo branco, e ao povo negro também, como se reconciliar. Ou seja, Mandela usou o poder que ganhou para fazer os negros, ao invés de revidarem os maus tratos, se transformarem em amigos dos brancos. Fez as duas raças darem as mãos e trabalharem juntas pelo bem de todos que vivem no país, seja branco ou negro.


Hoje a África do Sul é um país onde os brancos e os negros aprendem dia-a-dia que somos todos iguais, seres humanos, e que a melhor coisa é viver em paz e respeitar as diferenças entre as pessoas. Mandela levou o povo negro a perdoar o povo branco e essa foi a grande mensagem que ele deixou para o mundo, já que o perdão é algo tão difícil de pôr em prática. Muitas pessoas sofrem porque não conseguem perdoar, mas Mandela mostrou que é muito melhor perdoar do que ficar com raiva, brigando. Ele mostrou que é possível e que vale a pena. Quando deixou de ser presidente, ele trabalhou ajudando outras pessoas, em diferentes países. Foi um homem simples, humilde e de um coração cheio de amor.


Conheça o trabalho das crianças do 1° ano da Lua Nova 

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo