Buscar
  • Escola Lua Nova

Rádio Lua Nova no ar com logo criada pelas crianças

Música, informação, interatividade e muita aprendizagem. Com este propósito foi criada, pelos alunos dos grupos que integram o Projeto Multidade, a Rádio Lua Nova. O projeto da rádio foi iniciado no ano passado e nesse ano mostra a força dos alto falantes, que ressoam nos intervalos das aulas. No atual estágio, os alunos do Ensino Fundamental aprendem a importância de uma marca e como se faz uma logo. É, uma logomarca. E a decisão final aconteceu por votação, mostrando às crianças como se dá uma verdadeira escolha democrática.


“A ideia de construção da logo surgiu da pesquisa das crianças. Ao investigar as rádios que existem em nossa cidade, elas identificaram que cada emissora tem uma numeração de sintonia, uma marca/logo, slogan, etc. No ano passado, as crianças que participaram do projeto definiram, também por meio de uma eleição, o nome da rádio. Esse ano a proposta foi criar a logo da nossa rádio”, conta Leonardo Duarte, coordenador do Projeto Multidade. Participam do projeto, dois grupos no matutino e três grupos no vespertino - formados por crianças do 1º ao 4º ano.


Aprendizagens


Enquanto se divertiam e criavam, os alunos realizavam uma pesquisa especifica sobre o que é uma logomarca e para que ela serve, e discutiam a importância da logo como algo que confere identidade. Nesse, momento elas aprenderam sobre a função de uma logomarca e o que é identidade visual. Feito isso, hora de colocar a mão na massa: “Todas as crianças que estão participando do Multidade Rádio Lua Nova fizeram desenhos. A produção das crianças já vinha embasada do conhecimento sobre as características de uma logo e a orientação foi que tentasse representar a rádio e escola”, explica Duarte.


Logos prontas, hora da escolha. Cada grupo realizou uma eleição interna e selecionou três desenhos para serem apresentadas às outras salas do Multidade e aí, então, ser escolhido para participar da eleição final. Os cinco indicados ficaram expostos no mural durante a semana de 25 a 28 de agosto, para que a comunidade pudesse conhecer a produção das crianças. No último dia (28) foi disponibilizada uma urna para que a comunidade pudesse colocar seus votos. Enquanto isso, os alunos experimentavam a complexidade e as delicadezas de um processo eletivo justo, que envolve a decisão entre afinidade pessoal ou identificação concreta com a proposta; respeito às diferentes opiniões e valorização das ideias dos outros. E aprenderam a fazer escolha e a organizar um processo eletivo.


Ao longo do dia da votação as crianças divulgaram a eleição e convidaram os alunos e funcionários para votar. Alguns pais, nos horários da saída do matutino e chegada do vespertino, também votaram. No fim do dia, as crianças abriram a urna e fizeram a contagem de forma coletiva. Aproveitando para explorar situações matemáticas. “Além disso tudo, são desenvolvidas as aprendizagens da leitura e escrita, e as diversas interações entre os sujeitos de diferentes idades”, destaca Duarte.


Resultado


A logomarca eleita foi de autoria de Alice Sampaio Cavalcanti e indicação do grupo Rádio Lua Nova vespertino, da professora Edlene Cerqueira.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo