1º Ano
Asas para Voar
Áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Movimento e Expressão Corporal.
É antigo o desejo do homem de voar.
Já na mitologia dos povos antigos temos a lenda de Ícaro, o menino que desafiou os ares. Nos tempos modernos, o nosso criativo Santos Dumont, que traçou modelos de aeronaves - início das nossas idas e vindas aos aeroportos e da conquista de longas distâncias em poucas horas. Os riscos e conquistas dos céus são tratados no Projeto Asas para Voar tanto do ponto de vista da construção da realidade, como também, dando asas à imaginação.
Mas, por que os homens, eles próprios não conseguem voar apesar de tanto fascínio?
O projeto acontece no primeiro semestre do 1º ano e investiga as razões pelas quais, na natureza, algumas espécies de animais conseguem voar e outras não. Asas para Voar é, sobretudo, um projeto ecológico que estimula a reflexão sobre os atos pessoais e incentiva uma avaliação de suas consequências na natureza. É também um projeto de valor humanitário, político, científico, poético, atingindo, assim, todas as áreas do conhecimento. O aluno conta, canta, investiga, compara, ilustra, lê, escreve, diz poesias e desenha animais e objetos voadores.
Os resultados das nossas pesquisas serão registrados com recursos textuais e incluídos em um livro produzido pelas crianças.
África – Bahia
Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Geografia, História, Ciências Sociais, Matemática, Artes, Movimento e Expressão Corporal.
Salvador é uma cidade essencialmente negra, com o maior percentual de população etnicamente negra fora da África. Esse fato propicia uma reflexão sobre as origens deste povo e sua composição étnica, reconhecendo e valorizando uma típica mestiçagem que transparece nas manifestações culturais tais como a religião, dança, culinária, arte e música - tão importantes para a formação de uma identidade.
Ao (re)conhecer a riqueza cultural africana que herdamos, também ressignificamos a hegemonia da cultura europeia que ainda se apresenta com um caráter de dominação.
A cultura africana nos apresenta um simbolismo e uma linguagem que são utilizados na música, na literatura, nas artes plásticas e nas expressões corporais muito próximos da infância (ritmos, cores, movimentos, formas, narrativas), intensificando o processo de investigação.
Ao final do projeto é produzido um livro que conta uma viagem imaginária ao continente africano.
A opção de trabalhar com diversas culturas faz parte do currículo da Lua Nova desde a sua fundação. A partir de 2003, a lei federal nº 10.639, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), veio ao encontro da opção já anteriormente feita pela Lua Nova e estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de todos os estados brasileiros.