Ensino Fundamental

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Entendemos que a transição das crianças da Educação Infantil para os primeiros anos do Ensino Fundamental demanda um olhar cuidadoso e respeitoso em relação às peculiaridades da infância e suas aprendizagens, sendo necessário que cuidemos das experiências vivenciadas nos anos anteriores, considerando o prazer do já vivido como propulsor de novas experiências, que são articuladas com a progressiva sistematização e aprofundamento do currículo.

Ao longo do percurso, as crianças passam, gradativamente, a vivenciar situações de aprendizagem onde estão presentes conceitos e fazeres científicos que ampliam as análises e argumentações, desenvolvendo o pensamento criativo, lógico e crítico. Essa progressão de conhecimento se dá com a ampliação e diversificação das experiências, favorecendo que lidem com sistemas mais amplos no que tange às relações entre as pessoas, com a natureza, com a cultura, tecnologias e diferentes ambientes.

Com acolhimento afetivo e continuidade das aprendizagens os alunos se aproximam, gradativamente, das mudanças introduzidas, chegando aos anos finais do Ensino Fundamental I (4° e 5° anos) com maior autonomia e possibilidade de ler o mundo e produzir informações.