PerambuLua

perambulua.jpg

PerambuLua é um projeto que nasce do desejo genuíno de que as crianças e suas famílias possam vivenciar experiências na cidade ao ar livre. Trata-se de um exercício contínuo de caminhar com, de permitir que os pés, ou melhor, que o corpo inteiro presente na ocasião, em conexão com outros corpos e com o entorno se perceba parte deste mundo que o rodeia e que nos surpreende, todo o tempo, com aprendizados e com possibilidades.

A proposta é ouvir o que os espaços da cidade, suas ruas, sua gente tem a nos dizer e a nos ensinar sobre o local onde vivemos, sobre nossa história, sobre nossa ancestralidade, sobre nós mesmos. As crianças, nesse contexto, assumem facilmente o protagonismo da proposta, uma vez que o seu olhar ainda não adquiriu a rigidez do olhar adulto. Elas nos convidam a olhar para os espaços como se estivéssemos ali pela primeira vez.

O projeto surgiu, em 2022, a partir da parceria entre as ideias da Escola Lua Nova com o geógrafo e pai da Lua, Leandro Pessoa. Ao longo desses dois anos da sua existência, foi tomando forma a partir da interação com a comunidade escolar que, como organismo vivo que é, deu sua própria cara à proposta. Em cada saída realizada, o registro visual e auditivo de cenas e depoimentos que dão o tom da atividade se fixam em nossas memórias e em nossos corpos o que foi vivenciado ali.

Desse modo, valorizamos o lugar em que vivemos e a natureza da qual somos parte. Já visitamos o Centro Histórico da Cidade, a Cidade Baixa, o Parque das Dunas, o Parque São Bartolomeu, a Pedra de Xangô, as Dunas do Abaeté e a Vila de São Francisco do Paraguaçu, no município de Cachoeira. E muito mais virá!

Obs.: participação opcional