Música e Artes Plásticas

músicas_e_artes_plásticas_2.jpg

A música na Lua Nova é uma linguagem utilizada de maneira transversal a outros temas e como uma forma de inserir a criança em sua cultura de forma lúdica e criativa. Desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental a música é uma ferramenta de construção do conhecimento que torna o trabalho mais prazeroso, interativo e atraente.

Na Educação Infantil

A música na Educação Infantil busca inserir a criança no universo sonoro/musical por meio da experimentação de timbres e ritmos, e da apreciação e execução de melodias e de harmonias, oportunizada por meio da manipulação de objetos sonoros, pequenos instrumentos de percussão, exploração dos sons corporais e vocais, e de outros instrumentos.

A partir da utilização de um repertório que contempla as músicas do imaginário popular, como as cantigas de roda e os jogos cantados, bem como as da cultura atual, a criança se apropria da linguagem musical e constrói seu conceito sobre o universo sonoro.

​​No Ensino Fundamental

O trabalho de música no Ensino Fundamental tem como característica principal proporcionar à criança a apreciação e interpretação musical, além da vivência rítmica e corporal. Nas atividades desenvolvidas com os alunos, é utilizado um repertório variado com músicas da nossa cultura popular, da MPB, músicas próprias e apreciações de músicas do mundo, de forma ativa (utilizando o corpo com movimentos de improvisação e coordenação rítmica), ou não.

Essas atividades também fazem uma parceria com o tema de estudo do projeto de sala de aula, finalizando, sempre, com uma apresentação na conclusão de cada projeto estudado.

Festival de Música

O Festival de Música da nossa escola é um projeto institucional, oriundo de uma atividade extra curricular, que pretende proporcionar aos alunos do curso de violão e guitarra a possibilidade de apresentar as músicas, sonoridades e ideias que vêm criando.

Nesse dia são convidados professores e outros funcionários para cantar, recitar poesias e apresentar performances.

músicas_e_artes_plásticas_3.jpg
músicas_e_artes_plásticas_1.JPG