3º Ano

Projeto Poeira das Estrelas

Áreas do conhecimento: Ciências Naturais; Linguagem oral e escrita

O Projeto visa prioritariamente ensinar as crianças a estudar a partir da leitura de textos referentes ao sistema solar. As atividades visam: ajudar na localização, no reconhecimento de informações relevantes e irrelevantes típicas do gênero informativo para a produção de sínteses, questões, esquemas e anotações.

Projeto a Vida na Pré-história

Áreas do conhecimento: Ciências Sociais; Linguagem oral e escrita

No Projeto A Vida na Pré-história o aluno é convocado a deslocar seu olhar para uma época distante, na pré-história, e convidado a se situar em seu próprio tempo.

Durante o desenvolvimento do projeto são trabalhados conceitos importantes como: pintura rupestre, sítio arqueológico, nomadismo, paleontologia, entre outros.

Projeto Poesias

Área do Conhecimento: Língua Portuguesa

O Projeto Poesias  incentiva a leitura e dá as boas vindas às crianças do 3º ano por meio do convite à leitura de textos poéticos.

Além do repertório que já tem sido apresentado  desde a Educação Infantil, os alunos conhecem novos autores e também têm a oportunidade de produzir textos poéticos e declamar poesias selecionadas por eles. Este material integrará o acervo do Sarau de Poesia, realizado todo ano para os demais grupos da escola.

POESIA DO GRUPO

Gabriela Pegna e Julio Pegna

(Aluna do 3º ano/2012 – vespertino e seu pai)

Era uma vez um português, que tinha um cavalo chinês, que usava calça xadrez,

falava japonês e só contava até três em inglês.

Era uma vez uma caneta, era vermelha e virou preta.

Era uma vez uma professora chamada Maria Clara, que corrigia a lição com a mão na cara.

Era uma vez um menino que se chamava João, que só comia macarrão e feijão,

ele era muito doidão.

Era uma vez uma menina que se chamava Catarina, que só comia pão com margarina.

Era uma vez uma menina que se chamava Lalá, adorava pedalar.

Era uma vez uma menina que se chamava Bia, que foi lavar a cara na pia.

Era uma vez a Leti, que se cortou com a gilete.

Era uma vez uma menina chamada Milena, que disse que viu uma hiena.

Era uma vez uma menina chamada Duda, que tinha a voz aguda.

Era uma vez uma menina chamada Giulia, que furou o dedo com a agulha.

Era uma vez dois Bernardos, um Pedro e um Laudelino, mas não sei nada de menino.

E pra terminar, era uma vez a Gabriela, mas não vou falar nada dela.

Projeto Fábulas

Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa – oral e escrita

Qual a moral da história?

O Projeto Fábulas é realizado no início do ano e é um convite à criança a ler e produzir este tipo de texto, e exercitar a reflexão sobre as semelhanças e diferenças existentes entre as histórias e seus respectivos personagens.

Apesar de já conhecer bastante este gênero da literatura, o grande desafio agora é o aluno se colocar no lugar de autor - o que implica necessariamente em pensar no leitor (aquele que vai ler o seu texto) - e nesse papel, outras competências são exigidas, como: refletir sobre os aspectos gramaticais e ortográficos da língua e o desafio de escrever uma história pensando num ensinamento final (moral da história - grande diferencial nas fábulas), nem sempre presente de forma explícita, mas nas entrelinhas.

Ao final, as crianças organizam uma apresentação das fábulas produzidas por elas e fazem o lançamento da coletânea destes textos para os seus pais.

A coletânea foi produzida pelos alunos do 3º ano da Lua Nova e é o resultado de um trabalho cansativo, repetitivo, mas também muito prazeroso, realizado dentro da proposta do projeto Fábulas.

Acesse as publicações