4º Ano

Projeto Lendas dos Orixás

Áreas do Conhecimento: Língua portuguesa

O Projeto Lendas dos Orixás estuda as lendas dos principais deuses africanos propondo uma reescrita com mudança de foco narrativo. Ou seja, a criança reconta a história sob o olhar do personagem escolhido por ela. Ao final, é elaborado um livro que reúne todas as histórias.

A opção de trabalhar com diversas culturas faz parte do currículo da Lua Nova desde a sua fundação. A partir de 2003, a lei federal nº 10.639, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), veio ao encontro da opção já anteriormente feita pela Lua Nova e estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de todos os estados brasileiros.

Depois de muita leitura, muita conversa e construções de roteiros de textos, as crianças mudaram o foco narrativo das histórias. Ou seja, o texto originalmente narrado pelo autor, seria agora narrado por uma das personagens. Assim, surgiram então as histórias narradas por Oxum, Obá e Xangô. O livro é organizado e produzido pelos alunos do 4° ano como resultado do projeto Lendas dos Orixás.

Acesse a publicações

4º_ano_-_projeto_lendas_dos_orixás.JPG

Projeto Águas da Bahia

Áreas do Conhecimento: história, geografia e ciências naturais

O Projeto Águas da Bahia acontece durante todo o ano com foco em atividades que valorizam os bens naturais e a identidade cultural. No primeiro semestre as crianças fazem pesquisas sobre a relação do homem com um dos bens mais preciosos da natureza: a água. Elas estudam desde o ciclo da água, a captação, distribuição e tratamento, sempre com um olhar na preservação.

No segundo semestre o foco das pesquisas se volta para o único rio genuinamente baiano: o Paraguaçu. E entra em evidência o estudo de sua importância histórica, cultural e sua influência na comunidade ribeirinha, em especial a história da escravidão.