Grupo 5

Projeto Máscaras e Mascarados, Caras e Caretas

Máscaras e Mascarados – Caras e Caretas é um projeto do campo das artes a partir do Carnaval - festa popular de grande importância nos aspectos culturais, sociais e econômicos em alguns locais do planeta. Além do mais, o Carnaval de Salvador é considerado o maior do mundo, caracterizado pelo forte referencial histórico e artístico.

Por esta dimensão, trabalhamos com a criança aspectos relacionadas ao processo histórico, geográfico, artístico e lúdico, para que o aluno entre em contato de forma mais elaborada com a nossa cultura, envolvendo-se em pesquisas, experimentos e aprendizagens.

Projeto Nossa Cara

O Projeto Nossa Cara visa dar e ampliar referencias sobre a escola, o grupo e sobre si mesmo para trabalhar o sujeito no espaço de convivência levando em consideração aspectos físicos, emocionais e sociais. Neste projeto a criança vive algumas situações que favorecem o trabalho proposto como: conversas sobre a escola; atividades para conhecer melhor os colegas, a professora e funcionários; conhecer e mapear a escola por dentro e por fora; explorar a leitura das placas referenciadas nos espaços; experimentar o uso e a escrita do nome da escola em situações contextuais e vivenciais; além de conhecer, valorizar e respeitar os funcionários e suas funções.

Projeto Viva o Circo

O circo tem o seu lugar na história e cultura da humanidade. Tem também lugar cativo no imaginário coletivo com sua magia, encantamento, sedução, fantasia e função de divertir. Por conta de trazer tamanha expressão artística criativa e crítica, características bastante presentes no mundo infantil, realizamos este projeto com as crianças.

Este estudo tem por objetivo alcançar algumas aprendizagens como o cultivo de uma atitude de amor ao circo, aproximando de sua importância artística e cultural; ampliar o conhecimento do aluno acerca desta história; vivenciar aspectos lúdicos do espetáculo; realizar trocas de ideias e a cooperação na preparação de uma apresentação circense.

grupo 5 - projeto viva o circo.JPG

Projeto Caminhos do Mar

O Projeto Caminhos do Mar se propõe a uma investigação  no plano físico da composição do mar e de seus habitantes, e amplia este conhecimento para um ponto de vista ecológico e sociológico. Estuda os habitats marinhos, as pessoas que frequentam e trabalham nas praias, e também a forma como este ambiente é preservado.

Durante o projeto as crianças confeccionam um catálogo sobre a vida no mar, organizado em ordem alfabética, elegendo elementos para serem investigados, discutidos e representados plasticamente, tendo como referenciais produções de artistas plásticos diversos que investigaram a temática do mar. Além de músicas e poesias referentes ao cenário marinho.

Projeto Recorde de Animais

O Projeto Recorde de Animais foi inspirado na possibilidade investigativa de crianças dessa faixa etária (5-6 anos). Sendo os animais atrativos e instigantes, escolhemos suas características físicas e comportamentais para estudar: tamanho, forma, cor, movimento, comportamento e modo de vida.

As crianças são desafiadas a comparar medidas, registrar os tamanhos dos bichos numericamente, e também fazer representações plásticas de diversas formas. Ele possibilita um trabalho interdisciplinar, no qual abrangemos diferentes áreas do conhecimento (linguagem oral e escrita, matemática, ciências biológica, artes plásticas).