A abelha e o mel

Pesquisar, explorar, experimentar. Tudo a partir de um contato íntimo com a natureza. É assim que o Projeto Jardim: as Flores, as Cores, as Formas e os Bichos é vivenciado com as crianças do Grupo 4. Esse ano, a abelha, animal tão importante para o equilíbrio da natureza e ameaçada de extinção no Brasil, foi o objeto de estudo das crianças. A abelha e o mel.

O projeto faz um convite para a exploração de ambientes, consulta a livros, vídeos, enciclopédias e pesquisas na internet como fontes de estudo dos animais que fazem parte de um jardim: formigas, besouros, abelhas, aranhas, dentre outros. Muitas rodas de conversa acontecem, com um vasto levantamento de suposições por parte das crianças. “O corpo da abelha é listrado! amarelo e preto"; “elas têm ferrão no bumbum e puxam a gente"; “elas fazem um som assim: “zzzzzzzz"; “elas pegam o néctar para fazer o mel"; "as abelhas moram na colmeia”; “ela [a colemia] tem quadradinhos e é dura". Tudo com o objetivo de levar o aluno a desenvolver uma postura investigativa como estudante, através da troca de informações, discussões e reflexões dos diversos aspectos estudados, favorecendo a aquisição de conhecimentos e ampliando a visão do mundo que a cerca.

Como resultado desse levantamento e compartilhamento de conhecimentos e experiências, esse ano foi realizada uma visita ao Horto Bosque, em Lauro de Freitas, onde as crianças puderam observar diferentes plantas e flores e entrar em contato com uma grande variedade de espécies. "Margarida é uma flor e é o nome da minha avó "; "carmélia é nome de flor? Tem aqui na Lua Nova [nome da recepcionista da Escola]"; "Joana daqui da sala é igual a joaninha". Essas são algumas das falas das crianças surgidas no processo de pesquisa em sala e em campo. “A administração e o guia do Horto foram bastante solícitos, mostraram tudo, falaram sobre nomes e características dos animais e plantas. Nós ainda fizemos um grande lanche coletivo lá mesmo”, conta Patrícia Dantas, coordenadora da Educação Infantil.

Outra atividade de grande repercussão entre as crianças foi a produção de uma receita de biscoito de aveia e mel, de autoria do Chef Rodrigo Domingues, tio de uma das alunas da turma, que conduziu a atividade pessoalmente. A ideia da visita do Chef surgiu a partir do interesse delas sobre as abelhas e do estudo sobre alimentos que contêm mel.

Salve as abelhas

Entre dezembro de 2018 e março de 2019, mais de meio bilhão de abelhas foram encontradas mortas em diversas regiões do país. Infelizmente, não é de hoje que essa mortandade em massa vem acontecendo. Um dos principais vilões dessa tragédia são os agrotóxicos! E o Brasil é um dos países que mais utilizam veneno no mundo!

Sem elas, não é só o mel que pode faltar. As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas. Ou seja, uma parte considerável do reino vegetal conta com as abelhas para se proliferar e sobreviver. Pelo menos dois terços da nossa comida vem direta ou indiretamente dos vegetais, que precisam delas para se reproduzir.