Cultura popular no ritmo da Lua

A alegria e o colorido do Maracatu serão festivamente incorporados pelas crianças da Lua Nova na manhã do próximo dia 26 (sábado). Será um momento de festa e integração entre alunos da escola, professores, funcionários e familiares. Um momento de se reverenciar a família e, ao mesmo tempo, resgatar uma das mais ricas e bonitas manifestações da cultura popular brasileira.

Na verdade, a festa já começou na Lua Nova. As crianças têm vivenciado em sala de aula todo o processo de construção do Maracatu, seja estudando o seu significado e características, seja preparando os figurinos, ensaiando as músicas ou participando das oficinas com o grupo folclórico “Ventos de Ouro”, convidado para dar mais subsídios às construções das crianças sobre o tema, ensinando inclusive toques percussivos.

Tudo isso para que, no sábado, personagens como Calunga, Catrinas, Catininas, Caboclos ganhem vida. E encham a rua Valle Cabral (bem ao lado da escola) com as danças e alegorias do mais autêntico Maracatu. “Será um momento de valorizar a diversidade cultural apreciando e vivenciando entes simbólicos de nossas tradições”, observa a diretora pedagógica Walkyria Rodamilans.

Vamos juntos movimentar este Maracatu!!!