Crianças fecham ciclo de conhecimentos

Novos aprendizados, novas descobertas. As crianças da Lua Nova, de todas as idades e turmas, finalizam 2019 com o encerramento de projetos desenvolvidos ao longo do ano. É tempo de consolidar o conhecimento adquirido. É tempo também de celebrar, fazendo deste momento um espaço de ludicidade e convívio com os colegas, professores e suas próprias famílias.

Na turma matutina do Multidade, que reúne crianças de 2 a 4 anos, o Projeto Essa é minha horta será encerrado no dia 2 de dezembro, a partir das 11h, com um ato de convivência gastronômica: crianças e seus pais e mães se juntarão para fazer sanduíches utilizando legumes e hortaliças trabalhados no projeto, como rúcula, cenoura, tomate, couve e cebolinha. A atividade envolveu plantio e troca de conhecimentos com um avô-agrônomo de uma das crianças. Já as crianças do vespertino, encerrarão o Projeto Baile no Castelo no mesmo dia 2, às 17h, realizando o próprio baile na escola, quando encarnarão personagens do mundo das fadas, tais como princesas, príncipes, lobos e fantasmas. Sem abrir mão da fantasia, o projeto teve como pano de fundo os “medos” infantis.

No Grupo 4, o encerramento do Projeto Vida de Índio congregará as crianças das turmas matutina e vespertina em torno de uma exposição de trabalhos artísticos, no dia 5 de dezembro, tendo como foco a cultura indígena. No Grupo 5, as crianças pegarão no dia 26 de novembro, às 11h e 17h, os Caminhos do Mar, projeto que investigou a vida marinha (animais, plantas etc) a partir da produção de um interessante ABC construído com os elementos temáticos trabalhados pelas crianças.

Com o pé na África

O encerramento do Projeto África-Bahia, realizado pelas crianças do 1o Ano, ocorrerá no dia 3 de dezembro, às 11h e às 17h, com uma exposição temática e apresentação artística, abordando a cultura dos países africanos “visitados” pelos alunos. Vale lembrar que, numa das etapas do projeto, elas tiveram a oportunidade de “viajar” de avião para a África e dormir na escola, sendo recepcionadas pelas famílias, no dia seguinte, com um café da manhã.

Revisitando Chapeuzinho

O Projeto Di-Versões, que mobilizou as crianças do 2o ano, será encerrado no dia 28 de novembro, às 11h e 17h, apresentando um resultado literário: um livreto produzido pelas crianças mostrando novas versões para a história de Chapeuzinho Vermelho. O projeto possibilitou o desenvolvimento da linguagem, incentivou a fantasia e permitiu que a criatividade viesse à tona com as novas criações em torno desse clássico tão presente no imaginário infantil. Já o Projeto A Vida na Pré-História encantou as crianças do 3o ano, que apresentaram o resultado prático do seu aprendizado no dia 21 de novembro.

Cultura do Recôncavo

As crianças do 4o Ano enveredaram pela história e cultura do Recôncavo Baiano. Em um dos momentos cruciais do Projeto Rio Paraguassu, elas tiveram a oportunidade de visitar in loco as cidades de Cachoeira e São Felix, vivenciando uma aula prática por suas ruas e monumentos. No encerramento do projeto, marcado para o dia 28 de novembro, às 19h, elas farão uma apresentação artística com símbolos da região (com muito samba de roda), representarão personagens típicos do Recôncavo e farão uma exposição de textos baseados no conhecimento adquirido.

Vidas reescritas

Os alunos do 5o Ano se despedem da Lua Nova no dia 30 de novembro, às 17h, com uma atividade consolidada ao longo da trajetória da escola: a produção de uma autobiografia, na verdade um exercício de reconstrução da identidade familiar de cada criança a partir de fotografias, entrevistas com os pais e outras informações provenientes de seu núcleo de parentes próximos. O Projeto Autobiografia permitiu exercitar a linguagem, o ordenamento lógico e a criatividade das crianças, abrindo espaços para novos voos para além da Lua Nova.