top of page
Buscar
  • Foto do escritorEscola Lua Nova

Adultos e crianças precisam ocupar os espaços públicos

O espaço, para ser público, precisa ser conquistado pelas pessoas. Conquistar significa ocupar. E essa ocupação (ou apropriação), além de dar um novo significado aos locais, cria uma relação de pertencimento, aproxima as pessoas e estabelece novas propostas de uso e exploração desses espaços, especialmente pelas crianças.


Essas são algumas das reflexões feitas pelo geógrafo e Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia Marcelo Faria durante a primeira edição deste semestre do projeto Roda de Pais, realizado pela Lua Nova no último dia 14 de agosto, para debater temas importantes e instigantes sobre infância, entre pais, educadores e outros interessados.


Em sua explanação, Marcelo Faria destacou o que ocorreu na cidade colombiana de Medelin, antes um polo de criminalidade e tráfico de drogas, hoje um centro urbano plenamente vivenciado pela população: “O que a Prefeitura fez foi criar condições para que a cidade fosse ocupada pelas pessoas. Alargou calçadas, criou praças, modificou o plano de tráfego de veículos para propiciar mais mobilidade. Não foi preciso investir tanto em segurança, por exemplo. Com a ocupação das pessoas, a cidade renasceu. Hoje, Medelin convive com índices de criminalidade 78% menores do que tinha”.

Mesmo reconhecendo que “está muito difícil amar o mundo”, por mazelas como catástrofes ambientais, atropelos institucionais, atos de violência e preconceito, Marcelo diz que cabe às pessoas fazerem a sua parte, não esperar tudo do Estado. Na sua visão, o significado de “público” não tem nada a ver com “estatal”.

- Estamos vivendo o abandono do espaço público. E o significado de “público” está no uso que as pessoas podem dar a determinado espaço. Claro, o Estado tem responsabilidades, como garantir segurança, iluminação, infraestrutura... Mas quem determina o uso dos espaços são as pessoas. Nós devemos ter responsabilidade para conosco e para com as nossas crianças. Como adultos, nós acabamos restringindo a expressão pública das crianças. Isso está errado! Como pais e educadores, temos que dar conta de apresentar o mundo para elas”, observa Marcelo Faria.

Sem buscar alternativas nas ruas, segundo o geógrafo, os adultos e as crianças se voltam para a cultura do celular. “O mundo está se reduzindo a um aparelho celular”, pondera. Nesta “cultura da solidão”, as pessoas interagem pouco, e a infância, com toda a sua riqueza e espontaneidade, acaba se reduzindo também a uma relação virtual. “Os adultos relutam em oferecer bons momentos para suas crianças. Estamos cada vez mais propensos aos maus momentos. Isso precisa mudar”.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page