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Aprender e se divertir é possível?

  • Foto do escritor: Escola Lua Nova
    Escola Lua Nova
  • 18 de jun. de 2014
  • 3 min de leitura

“Mamãe, se um pacote de figurinhas vem com cinco figurinhas, quantos pacotes são necessários para preencher 74 páginas?”. Assim tem começado as manhãs na casa de Xam, aluno do 2° ano do Ensino Fundamental da Lua Nova que tem sido introduzido a diversos conteúdos a partir de um hobby que arrebatou o interesse das crianças em casa, nos corredores da escola, nos grupos de amigos e até mesmo em sala de aula e tornado o aprendizado mais divertido – o álbum da Copa 2014.

Quantos gols o Brasil fez na copa de 1962? Onde ela aconteceu? E onde fica este país? Quantas figurinhas existem em 62 pacotinhos? Geografia, história, matemática e até português, são alguns dos conteúdos que surgem a cada página, de cada seleção pertencente a um país localizado em determinada parte do globo, não passa nada.

O currículo da Lua Nova e seus projetos já são pensados para cada grupo considerando as suas especificidades. Mas isto não impossibilita o aproveitamento e o trabalho com as demandas que surgem ao longo do processo. “Na verdade, diante da proposta em que acreditamos e realizamos, considerar o que é trazido pelas crianças é princípio do nosso trabalho”, esclarece Liliane Landeiro, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da Lua Nova.

A escola percebeu a febre do álbum da Copa 2014 e acolheu a curtição para promover aprendizado a partir do desenvolvimento de atividades que envolvessem o tema e, como não, a coleção de figurinhas. “Nessa faixa etária, crianças entre sete e oito anos, é muito comum observarmos o movimento de colecionar objetos. Por isto temos um projeto que já desenvolvemos há algum tempo com os alunos do 2º ano - é o projeto Coleções”, conta a coordenadora pedagógica. Liliane lembra que a partir deste projeto já foram colecionadas tampinhas de garrafa, cartões postais, figurinhas de diferentes álbuns. “Neste ano, com o movimento da Copa, as crianças chegaram com o álbum antes mesmo da nossa proposta. Cada uma fazendo a sua coleção individual”.

O trabalho com o álbum possibilitou às crianças uma infinidade de intervenções voltadas á aprendizagem. “As atividades desenvolvidas favorecem e estimulam a contagem, a comparação e a representação da escrita numérica”, diz Liliane, que reforça a importância destas atividades para a compreensão de como o sistema numérico é organizado socialmente.


Batendo um bolão


Para além da proposta de colecionar figurinhas para o álbum da Fifa 2014, a Copa do Mundo foi inspiração para atividades diversas na escola. O Projeto Mural da Copa, por exemplo, mobilizou professores e estudantes do Ensino Fundamental para pesquisar, estudar e produzir conhecimentos. Nas aulas de Educação Física as crianças pesquisaram e praticaram diferentes formas de jogar futebol: com as mãos e os pés no futebol gaélico, com a cabeça no Jikunahaty (futebol indígena) e até sem enxergar no futebol de cegos. E também experimentaram diferentes possibilidades de brincar de bola e com a bola. E ainda houve muitas discussões sobre a importância da Copa do Mundo, os pontos positivos e negativos da realização deste evento em nosso país.

Nas aulas de Artes muitas das produções foram inspiradas pelo tema. E no cotidiano das turmas, articulados com os projetos e propostas de trabalho em Ciências Sociais, Língua Portuguesa e Matemática, as crianças puderam ler e escrever textos; resolver problemas lógico-matemáticos envolvendo número de jogadores e de equipes, jogos, público, gols; localizar os países participantes no mapa, pesquisar um pouco sobre a história, cultura, curiosidades, etc.

 
 
 

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