Aulas de informática ensinam qualidade no uso da tecnologia

A tecnologia é um mau, dizem uns. Ou o uso que nós, enquanto sociedade, temos feito dela lhe tem reservado esse lugar? A Escola Lua Nova e Centro de Estudos tem buscado perspectivas mais otimistas quanto ao uso dessas ferramentas no universo das crianças. Dentre outras propostas da Escola nessa área de conhecimento, vale relatar os desafios a partir de conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Por meio da linguagem dos jogos, o professor Anderson Araújo tem proporcionado às crianças uma experiência diferenciada no uso da tecnologia.

Uma atividade realizada com os alunos do 2° ano, na faixa etária de oito e nove anos é um bom exemplo da iniciativa. Esses meninos e meninas fazem parte de uma geração que não conhece o mundo sem a presença da tecnologia, são verdadeiros autodidatas do mundo virtual. Ainda assim, as aulas na Lua Nova têm lhe proporcionada a oportunidade de novos aprendizados, em especial na linguagem dos jogos, uma parceira cada vez mais constante dessa geração.

“A tecnologia faz parte da nossa realidade. Através dela é possível ampliar a relação ensino-aprendizagem. Ela nos desperta interesses e criatividade e nos permite um vasto campo de possibilidades”, explica professor Anderson. Catarina, do 2° ano A, conta que este tem sido o aspecto mais interessante das aulas de Informática na Lua Nova. “Adoro as aulas. É muito legal aprender usando o computador”, disse Catarina.

Anderson conta que são trabalhados, durante as aulas, conteúdos do cotidiano escolar com o objetivo de desenvolver algumas habilidades básicas para o uso do computador. “Nós temos utilizado jogos educativos que têm proporcionado desafios de cálculo mental às crianças e também de Língua Portuguesa.No desafio de cálculo mental as crianças precisam mirar e atingir as bolas cujo número somado àquele que está no centro resulte em 10. Tudo isso no menor tempo possível, pois a linha de bolas não para de crescer. É a perfeita mistura de adrenalina e aprendizagem”, conta o professor. Felipe, do 2º ano B, aprova: “Na aula de Informática já consegui descobrir o uso dos outros botões do computador e conheci novos jogos. Quando fizemos o jogo de matemática, aprendi novas contas. É muito legal!”, disse.

Sugestão de jogos: