Bazar de boas intenções e resultados

A ideia do Bazar da Lua Nova é muito clara: angariar recursos para as atividades de finalização do 5o Ano. Mas não se resume a isso. Realizado todos os anos, o Bazar agrega todas as crianças da escola, propaga a cultura do desapego, favorece a sustentabilidade e educa para as relações comerciais baseadas na ética e na responsabilidade. Tudo isso? Tem mais: incentiva o conhecimento matemático, dando noções de contabilidade, troco, além de estimular o uso responsável do dinheiro.

“Trata-se de uma construção coletiva, onde cada criança sabe o seu papel e, a partir daí, desenvolve estratégias para enfrentar os `problemas’, inclusive logísticos, que se apresentam ao longo da preparação”, define a orientadora educacional da Lua Nova, Ana Manoela Costa, uma entusiasta da ideia do Bazar.

Para ela, essa realização das crianças da Lua Nova potencializa diversas discussões importantes para a formação delas como cidadãs do mundo. “Acho muito interessante, por exemplo, o debate que o Bazar favorece em torno do consumismo e do desapego. As crianças passam a reconhecer que aquilo que não serve para elas pode ter um significado para o outro. Neste caso, o que está em jogo é a sustentabilidade, questionando-se o desperdício e descarte irresponsável”, analisa Manoela, lembrando que a ideia é que as crianças selecionem em casa roupas, objetos e tudo aquilo que não esteja sendo usado, mas que pode ainda ser útil para alguém.

A educadora também destaca o papel do Bazar como um “rito de passagem” para aquelas crianças que estão deixando a Lua Nova. Funciona, segundo ela, como uma “despedida” dos elementos que marcaram sua trajetória até aquele instante, seja na escola, seja em casa também. “A partir deste momento, as crianças abrem espaço em si e para o que vem pela frente”, diz.

Esse “rito de passagem” dura cerca de seis meses. São realizados três ou quatro edições do bazar, ou quantas forem necessárias para atingir as metas estabelecidas. A meta maior é a realização da festa de despedida das crianças do 5o ano e do passeio para um hotel fazenda próximo de Salvador, onde acontecem atividades recreativas que coroam toda a jornada.