Crianças comemoram centenário de Vinícius

VINÍCIUS DE MORAES – UMA BIOGRAFIA

“Marcus Vinícius da Cruz de Melo Moraes nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro. Desde pequeno vivia rodeado de muita música, pois por diversão, sua mãe tocava piano e seu pai violino. Isso foi uma grande fonte de inspiração para Vinícius.

Quando criança começou a fazer escritos para a Igreja Católica que frequentava. Na adolescência, fazia parte do Coro do Colégio que cantava nas missas de domingo, fez amigos e compôs sua primeira obra: ‘Os Acadêmicos’.

Com 16 anos entrou na faculdade de Direito e após se formar virou diplomata. Não largou a literatura, mesmo durante todo o tempo de estudo, tanto que no mesmo ano que se formou publicou seu primeiro livro: ‘O caminho para a distância’.

Vinícius era uma pessoa muito boêmia (festeiro) e a maioria das suas poesias e canções foram escritas em bares e festas com os seus amigos.

Casou-se nove vezes, o que o pode ter levado a escrever tantas poesias de amor, chegando a ganhar prêmios com essa temática.

Vinícius sempre admirou muito a Bahia e por isso escreveu muitas poesias sobre as belezas encontradas no estado.  Morou em Itapuã, em Salvador e para homenageá-lo existe no bairro uma praça com o seu nome e uma estátua dele.

Durante sua vida fez parcerias com grandes compositores e poetas brasileiros como: Toquinho, Tom Jobim, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, entre outros.

Faleceu em 09 de julho de 1980, na cidade do Rio de Janeiro”.

Texto elaborado pelos alunos do 4° ano / Vespertino