Educador da Lua Nova é certificado pela Microsoft

Na Lua Nova desde 1999, Danilo Ribeiro é figura conhecida das crianças que frequentam a Escola, incluindo muitas que já concluíram seu ciclo na instituição – chamadas carinhosamente de SEMPRE ALUNOS. De professor a coordenador de Informática, Danilo conquistou, nesse ano (2019), a certificação Microsoft Certified Educator (MCE). Para ele, esta conquista foi uma confirmação de que está no caminho certo como educador, implementando as tecnologias digitais a favor do processo de construção do conhecimento, levando em consideração as habilidades e competências relevantes para o século XXI.

Danilo Ribeiro conta que atuar como educador na Lua Nova foi um divisor de águas em sua profissão e para a conquista do MCE. “A Lua Nova me proporcionou entender cada criança como um sujeito ativo nesse processo tão complexo que é a educação e, como tal, agente regulador das nossas práticas. Considerar a subjetividade, as relações afetivas e a autoria são alguns dos pilares na minha formação como educador nesta escola”, disse. “Fazemos uso da tecnologia na instituição como um meio e não um fim no contexto escolar. Ela é uma linguagem possível na construção de conhecimentos, que facilita a produção, a colaboração e o compartilhamento de novas aprendizagens”, completa.

Segundo ele, o convívio com a criança lhe proporcionou acesso a um rico e constante aprendizado, “pois cada criança tem uma forma única de aprender" e isso o fez refletir sobre o quanto é importante respeitar esse processo. "Elas se arriscam mais, então, possibilitar a experimentação de novas tecnologias com elas é sempre uma festa, tornando a aprendizagem mais lúdica e significativa”.

“Entendo que a conquista desse certificado é resultado de um longo processo de investimento nos estudos e descobertas de novas possibilidades que encantam as crianças no cotidiano. Danilo é um profissional muito dedicado à sua própria formação, o que lhe diferencia no trabalho que coordena. Vi seu crescimento ao longo dos anos e novas inserções profissionais. Tenho muito orgulho dessa pessoa”, disse Walkyria Rodamilans, diretora pedagógica da Lua Nova que, na mesma época (maio), esteve com Danilo na Bett Educar, maior congresso de educação e tecnologia da América Latina, realizado em São Paulo.

MCE

A certificação consiste em um exame no qual os educadores devem demonstrar capacidade de incorporar habilidades de design de aprendizagem do Século XXI (21º CLD), identificadas no projeto de pesquisa de Ensino e Aprendizagem Inovadores (ITL) em atividades que utilizam as ferramentas da Microsoft para educação. Reconhecido pelo rigor, para realização do MCE o educador precisa ter acesso a um currículo abrangente de e-learning, 21CLD, destinado a ajudá-los a se preparar para o exame.

O candidato deve demonstrar preparo para: facilitar a colaboração do aluno; a comunicação especializada; a autorregulação; a solução e inovação de problemas reais; e o uso de ferramentas de informação e comunicação dos alunos (ICT) para ser um educador efetivo.