Miró aos olhos das crianças

Na última quarta feira, 03 de dezembro, a Lua Nova coloriu-se com os tons do artista plástico Joan Miró. Foi a exposição de encerramento do ano dos Grupos 3 – matutino e vespertino que colocaram à disposição para deleite dos pais releituras das obras do artista feitas pelas crianças que tomaram conta das salas e paredes externas da escola. Absortos, os pais contemplaram o resultado de um trabalho que envolveu pesquisa, muita experimentação e produção por parte dos pequenos.

“Só em entrar na sala já me emocionei. Aconchegante e vibrante ao mesmo tempo, a exposição estava linda”, elogia Alessandra Mascarenhas Prado, uma das inúmeras mães que circularam pelas salas onde ficaram expostas as obras. Alessandra Prado, que é mãe de Bia e Catarina, ambas do Grupo 3, conta que no dia em que as educadoras preparavam a exposição, as meninas, de casa, escolhiam ver livros com pinturas de Miró. “Catarina apontou para uma pintura e disse que era igual à que Ana (professora do grupo) havia pintado. Em seguida, Bia disse: ‘Mamãe você sabia que Miró está velhinho igual ao vovô EugêMio? ‘ - que é meu avô, já faleceu e ela o conhece por fotos. ‘Sabia que o nome dele é Juan Miró?’“.

Ana Emilia Rocha, professora do Grupo 3 A, conta que foi tomada pela emoção durante a apresentação do projeto. “Não consegui falar tudo que tinha pensado. O coração estava na boca!”, diz Ana Emilia, que declara estar muito feliz por ter vivenciado experiências “tão significativas” com o grupo. “Foi muito gratificante ver as crianças apreciando tudo o que construímos. Só tenho a agradecer aos pais pela confiança, respeito e carinho. Tenho certeza que eles construirão (estão construindo) uma historia muito bacana”. Para outra mãe da Lua Nova, Fabiana Malheiros Mota, o grande reconhecimento por todo esse trabalho é o desejo de sua filha, Lara, em querer estar todos os dias na Lua Nova.

As crianças apresentaram, ainda, as cantigas aprendidas nas aulas com o professor de música, Diogo Von Czékus Flórez, também integrante do grupo Canela Fina. E como resultado dos trabalhos realizados durante o ano, os pais levaram para casa dois livros: um com desenhos e textos construídos coletivamente durante a realização do projeto Agora eu era Herói. E outro com ilustrações das crianças, produzidas durante a execução do projeto Parlendas e Cantigas.

Projeto Miró

“O trabalho do artista Joan Miró é apresentado às crianças do Grupo 3 devido a essa característica peculiar de sua linguagem, que parece dotada de uma simplicidade infantil, com uma maneira própria e extremamente rica de interpretar o mundo”, explica Patrícia Dantas, coordenadora pedagógica da Lua Nova. Segundo ela, para compreender o artista catalão que interpretava o mundo por meio de símbolos, é preciso imaginação - elemento riquíssimo nas crianças.

As crianças realizaram leituras de imagens e apreciação da obra de Miró para se apropriar de elementos da linguagem do artista. Elas exercitaram o senso estético e crítico ao emitir suas ideias sobre as produções e, em seguida, expressaram plasticamente suas impressões, por meio de reproduções.