O poder das regras na educação infantil

As aulas de Educação Física na Lua Nova vão muito além do exercício físico e da alegria lúdica de fazer parte de um grupo. São, na verdade, aulas condutoras de posturas de convivência social em que as regras, assim como sua construção previamente acordada entre as crianças, funcionam como definidoras de limites, meios de disciplina e de respeito ao próximo.

Durante a aula – que abrange desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I - o professor exercita com as crianças a capacidade de cumprir “combinados” que expressam o desejo do grupo. As regras, construídas coletivamente, proporcionam às crianças compreender uma vida de relações mais amplas e justas, representando as normas que elas acabam vivenciando, em maior ou menor grau, na família e no seu meio social.

Em consequência, a postura do professor perante os alunos é de mediador, sempre respeitando os limites e potencialidades de cada um. Ele tem também o papel de escutar as demandas, anseios e solicitações, bem como de estimular a reflexão e a solução dos conflitos. “As regras limitam o meu desejo ao desejo do outro. Desta forma, as crianças se preparam para a vida, sabendo que é necessário cumprir regras, respeitar limites, para terem uma boa convivência com as pessoas”, explica Leonardo Costa Araújo, coordenador de Educação Física da Lua Nova.

Nesse espaço democrático e interativo, em que o processo de participação nas atividades é sempre validado pelas crianças, a posição do professor vai além da repreensão ou do direcionamento. “A principal função do professor é ajudar a criança a refletir sobre suas ações, fazendo auto avaliações e projeções futuras. Medidas punitivas não caracterizam o nosso trabalho. Através dos jogos e das brincadeiras estamos cuidando da formação moral/ética da criança”, sintetiza o coordenador, lembrando que “o planejamento da aula muitas vezes considera o desejo do grupo. Essa flexibilidade, uma tônica nas aulas de Educação Física, faz com que as crianças exercitem o seu lado de criador do próprio jogo ou brincadeira, o que é uma outra característica do aprendizado que proporcionamos na Lua Nova”.