Um dia para esportes, jogos, brincadeiras e arte

Todo ano, nesta mesma época, a Escola Lua Nova promove o Torneio de Esportes, Jogos e Brincadeiras para as turmas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As atividades acontecem em um espaço fora da escola, quando as crianças dedicam o dia aos jogos trabalhados ao longo do ano, vivenciando e organizando essas atividades com crianças de outras turmas.

Este ano, nos dias 13 e 14 de outubro, os alunos da Lua Nova foram para o Sítio Canto Verde, em Lauro de Freiras (turmas do 2º e 3º ano matutino e vespertino) e para o Espaço UNISER, na Estrada do Coco (turmas do 4º e 5º ano dos dois turnos), onde passaram um dia cheio de movimento que incluiu, inclusive, momentos artísticos com a manipulação de elementos da natureza.

O Torneio é a culminância de atividades trabalhadas com as crianças durante as aulas de educação física. “Em um primeiro momento, os jogos trabalhados nas aulas com elas aparecem com regras básicas e não muito complexas (jogo embrionário)”, explica Leonardo Duarte, coordenador do projeto. Duarte conta que ao longo do ano letivo esses jogos passam por diversas configurações construídas a partir da vivência e de debates coletivos sobre essas atividades. “O que possibilita uma aprendizagem da regra enquanto elemento de organização da cultura e da própria sociabilização dos meninos e meninas”.

As crianças passaram momentos de integração e aprendizado, tudo isso brincando e criando. A programação incluiu atividades como bandeirinha, baleado, futebol, parque, banho de mangueira, piscina, cama elástica, a brincadeira do canibal, lanche, almoço e uma oficina de artes onde manipularam areia, folhas, flores e outros elementos presentes na abundante natureza ao redor.