Uma teia pela educação

Compreender o vínculo existente entre a equipe pedagógica e o projeto coletivo de educação da Lua Nova. Com este olhar, foi realizada em janeiro a primeira reunião pedagógica da escola no ano de 2015. Diretores, coordenadores, professores, estagiárias e monitoras foram enredados em uma dinâmica de integração que fortaleceu laços e divertiu toda a equipe.

A formação continuada de educadores da Lua Nova tem por objetivo propiciar a reflexão sobre os aspectos teóricos e práticos relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem, tematizando a ação pedagógica e ampliando esta discussão para a questão das relações entre educação e cultura.

Para isso, esse ano o coordenador pedagógico, Leonardo Duarte, e a diretora pedagógica, Walkyria Rodamilans, usaram cordão e pincel para construir uma grande teia. “Foi uma surpresa para toda a equipe”, comentou Walkyria. Ela conta que a dinâmica funcionou como uma metáfora para estimular o entendimento de que, mesmo ocupando espaços, funções e papeis diferentes dentro da escola, cada pessoa tem contribuições significativas a fazer no trabalho da instituição.

“A atividade foi dividida em duas etapas”, conta Leonardo Duarte. “Na primeira, cada membro da equipe ganhou um cordão para ser amarrado à cintura, deixando outra ponta solta, dando início à formação de uma grande teia”. Duarte descreveu ainda que, na segunda etapa, cada pessoa amarrou a ponta solta em um pincel enquanto se apresentava e falava um pouco sobre as suas expectativas para o ano de 2015. “Ao final, quando todos estavam conectados entre si, receberam três tarefas”, relatou.

A primeira foi mergulhar o pincel na tinta para em seguida fazer uma arte coletiva em um papel em branco e lavar o pincel em uma garrafa pet com água. Fácil? Se tudo isso não precisasse ser feito sem utilizar as mãos para segurar e/ou manipular o cordão.

A equipe, então, reuniu-se em um grande círculo para refletir sobre a atividade e discutir questões do cotidiano escolar e da organização do projeto pedagógico e curricular da instituição. A atividade foi finalizada com um delicioso lanche oferecido pela Lua Nova.